O histórico de P&D na Technomar decorre da equipe altamente qualificada, contando com mais de 20% de sua equipe com títulos de mestrado e doutorado. Com DNA USP, a Technomar continua a desenvolver soluções inovadoras através de financiamento próprio e/ou de agências de fomento como FAPESP, CNPq e FINEP que possibilitaram o desenvolvimento de diversos projetos, destacando-se o simulador TMS e do sistema de monitoramento Technomar Traffic Service. No caso, o TMS (Technomar Maritime Simulator) foi desenvolvido internamente, tornando-se o primeiro simulador nacional a receber a certificação classe A da DNV, comprovando a competência da Technomar. Em projetos recentes, a Technomar desenvolveu e implementou um modelo de gêmeo digital estrutural de uma plataforma de petróleo, através de um projeto financiado pela ANP. Na área de energias renováveis, a Technomar tem participado ativamente em projetos em conjunto com a USP, por exemplo: Otimização dos cascos das FOWT (Floating Offshore Wind Turbine) e Captura e armazenamento de CO2 em cavernas de sal.

Atualmente, a Technomar está desenvolvendo um otimizador de rota para o transporte marítimo visando a redução de emissão de gases poluentes, contando com apoio financeiro da FINEP.

A Technomar também mantém parcerias com universidades de renome, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Tóquio, para desenvolver pesquisas conjuntas e trocar conhecimentos.

Projeto Conceitual

Utilizando modelos paramétricos, como os criados no EdTools, os engenheiros da Technomar podem desenvolver novos conceitos de embarcações, plataformas de petróleo, turbinas eólicas flutuantes e tecnologias relacionadas à redução de emissões de poluição e produção de energia limpa.

Novas Tecnologias e Meio-Ambiente

A Technomar trabalha diretamente com projetos inovadores, como a instalação de turbinas eólicas flutuantes, ancoradas ao fundo do mar por uma série de cabos e amarras, que permitem a geração de energia limpa em águas profundas.

Um dos desafios desse projeto é garantir que estas estruturas sejam capazes de resistir às condições adversas do oceano, com ondas, ventos e correntezas intensas.

Parcerias

Para continuar evoluindo na frente de inovação, a Technomar possui parcerias com universidades nacionais e internacionais e outras empresas que são referências na área de P&D/Engenharia.

Por meio dessas colaborações, a empresa é capaz de desenvolver soluções para novos conceitos, gêmeos digitais e de novas unidades flutuantes com aplicações na operação fluvial e offshore.

Gêmeos Digitais

Dado a capacidade de análise da Technomar, a empresa tem participado da construção de modelos virtuais de FPSO (Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência), aliviadores e outras embarcações de apoio à exploração de petróleo.

Estes gêmeos digitais estão sendo usados em uma variedade de aplicações na engenharia, incluindo o planejamento de operações de produção de Óleo & Gás, previsão de falhas estruturais e gestão de riscos de operações simultâneas. Eles podem ser usados para simular o comportamento acoplado de vários sistemas, prever falhas e otimizar o desempenho.

Expertise

• Know-how em análises experimentais (modelos físicos em escala reduzida), desde planejamento e execução, até análise dos resultados.

• Realização de ensaios nas áreas de comportamento no mar, sistema de amarração, posicionamento dinâmico e resistência ao avanço.

• Procedimentos de instalação, vibração induzida por vórtice (VIV/VIM), água no convés (green-water) e dinâmica dos dutos de produção (risers).

Outras soluções