O Simulador TMS (Technomar Maritime Simulator) é uma solução completa de simulação de manobrabilidade, tendo sido desenvolvido pelo time de engenheiros e de tecnologia da Technomar. O TMS conta com a certificação DNV. Por meio desse recurso, que utiliza realidade virtual e aumentada, os clientes podem desenvolver projetos de melhoria e inovação na área portuária, como por exemplo a construção ou ampliação de portos e realização de manobras específicas.

 

Os serviços prestados pela Technomar, seguindo as diretrizes da NORMAM e de agentes reconhecidos internacionalmente, são:

Projeto por normas

Por meio de recomendações da PIANC (Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários) e outras instituições internacionais especializadas, é determinado os requisitos de operação do porto e criado um projeto conceitual, com as dimensões horizontais (largura e comprimento do canal de acesso e geometria da bacia de evolução) e verticais (profundidade do canal, bacia de evolução e berço).

Simulações em tempo acelerado (fast time)

Simulação da embarcação sendo manejada por um piloto automático, etapa que considera com maior precisão a influência das condições ambientais e uso de rebocadores e propulsores do navio, de maneira que é possível prever fatores dinâmicos da manobra, que são incorporados à avaliação. Permite resultados mais precisos sobre as dimensões horizontais e verticais e em relação aos comportamentos dinâmicos.

Simulações em tempo real (real time)

A simulação é a montagem de um ambiente virtual com embarcações calibradas hidrodinamicamente, um cenário de porto (ou de um rio ou plataforma offshore) com todo o realismo em 3D e as condições ambientais do local tais como vento, corrente e outras. Neste cenário virtual, construído dentro do simulador TMS, os comandantes e práticos realizam as manobras necessárias cobrindo uma ampla gama de situações de forma a prever eventos de risco. Após constatar o sucesso da execução das manobras nestas condições determinadas, emite-se um relatório com as conclusões.

Projeto do balizamento

Com a configuração náutica já testada, é feito o projeto da sinalização náutica, em que são definidos posição de cada auxílio à navegação, indicação do tipo de sinalização, flutuante (bóia ou bóia articulada) ou fixo (balizas, faroletes, alinhamentos etc), bem como as dimensões (altura e largura da posição), cores, iluminação e alcance visual. Após estas definições, são preparados os documentos necessários para que seja instaurado processo na Marinha para autorização e homologação da sinalização náutica, conforme definido na NORMAM.

Análise de riscos

Descrição completa da operação que baliza a análise, com todas as fases da operação e a definição dos recursos necessários à operação. Durante o processo são apontados os perigos envolvidos na operação com base em operações prévias ou similares, permitindo ao grupo de trabalho avaliar a frequência e severidade das consequências destes perigos. Através do cruzamento entre frequência e severidade, é determinado o nível de risco da operação e podem ser feitas recomendações para que a operação corra com um nível aceitável de risco e com conhecimento das medidas e ações necessárias para mitigar os perigos e reduzir os impactos da operação para a empresa, a comunidade e o meio ambiente.

Documentação junto a Marinha

A Technomar gera os documentos necessários para suportar processos junto à Marinha do Brasil, como homologação de operações e autorização de obras.

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