PESQUISA & INOVAÇÃO

 

Os temas de pesquisa e inovação nos quais a Technomar tem participado incluem desde exploração de petróleo até energias renováveis. Compreendem o desenvolvimento de novas ferramentas de engenharia, projeto de novos conceitos de sistemas flutuantes e novas metodologias de análises de forma integrada. Exemplos são o desenvolvimento de programas de simulação em tempo real, novos conceitos de FPSOs, exploração de petróleo com auxílio de cavernas salinas, novos flutuantes para turbinas eólicas offshore e o desenvolvimento de gêmeos digitais. Nosso compromisso de longo prazo com a inovação é resultado de diversas parcerias com institutos de pesquisas nacionais e internacionais.

Desenvolvimento de Ferramentas de Engenharia

Novas ferramentas para simulação de diversas unidades flutuantes acopladas com linhas de ancoragem, sistema de posicionamento dinâmico e outros fenômenos de interação. Entre os exemplos, tem-se:
 

- DYNASIM é um programa de simulação dinâmica de sistemas flutuantes que foi desenvolvido junto ao Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP e Petrobras.
 

- Technomar DP Simulator - desenvolvido com subsídio PIPE/FAPESP.

Aumento de Eficiência na Exploração de Petróleo

Aplicação de conceitos no estado da arte para exploração de petróleo e gás em águas profundas. Os avanços tecnológicos desempenham um papel importante na exploração cada vez mais eficiente e sustentável. Entre os exemplos, tem-se:

- Projeto CCS: Estudo para construção de cavernas de sal por dissolução salina em águas profundas, armazenamento e separação de CO2 (gás carbônico) e CH4 (metano) em alta pressão.

- FPSO Next Generation JIP - desenvolvimento do FPSO de Próxima Geração em Joint Industry Project customizado para campos brasileiros em águas ultraprofundas, integrando atividades de pesquisa relacionadas ao casco, risers e planta de processamento.

Energias Renováveis

Desenvolvimento de novas soluções de unidades flutuantes com foco em novos conceitos de cascos e sistemas de ancoragem. Entre os exemplos, tem-se:

- Floating Wind Turbines (FWT) para águas profundas

- Monocoluna para geração de energia através de elevação de ondas do mar

Gêmeo Digital (Digital Twin)

Combina modelos numéricos e dados operacionais de um sistema em uma plataforma de simulação e análise para obter informações sobre operações presentes e futuras. Possibilita a manutenção de equipamentos de maneira proativa.

Parcerias em P&D

Projetos de pesquisas junto a instituições nacionais e internacionais de pesquisa como Universidade de São Paulo (laboratórios TPN, LMO e RCGI), NTNU/Noruega (ShipLab) e Universidade de Tóquio (Ocean Space Planning Laboratory).

© 2019 Technomar. Design ( T R A M E )